A Defensoria Pública do Estado do Espírito Santo firma, no próximo dia 10 de janeiro, um termo de cooperação para implantar o acesso on line às certidões do registro civil no Estado. A parceria entre a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP), o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo (Sinoreg-ES) e a Defensoria Pública tornará mais célere o intercâmbio de informações entre as instituições.
A digitalização do processo de emissão e localização de certidões reduzirá o tempo de espera dos pedidos feitos pela Defensoria Publica aos cartórios de todo Brasil. Isso porque a Arpen-SP desenvolveu um sistema, que viabiliza a emissão de informações e certidões no formato digital, para órgãos públicos e usuários privados. Atualmente, para ter acesso a uma certidão, o defensor público precisa encaminhar um ofício ao cartório e a espera por uma resposta pode durar meses.
Por meio do Sistema Arpen-SP, os defensores poderão consultar a base de dados dos cartórios de registro civil, bem como solicitar certidões digitais de nascimento, casamento, óbitos, emancipações, interdições e ausências.
Para o defensor público geral, Gilmar Alves Batista, a digitalização da base de dados dos registros civis é fundamental para que os defensores possam desenvolver melhor seu trabalho. "Informatizamos a estrutura administrativa da Defensoria para tornar a rotina de trabalho mais dinâmica. Essa parceria certamente vai facilitar o trabalho dos defensores, que contam com a agilidade dos cartórios para agir rapidamente frente às demandas da população", afirma.
O coordenador cível, Rodrigo Borgo Feitosa, explica que a redução do tempo de resposta dos cartórios é primordial para que os defensores públicos possam solucionar os problemas que chegam à Defensoria. "A possibilidade de consulta on line aos registros civis, bem como a solicitação de certidões digitais por parte dos defensores, representa uma economia de tempo, dinheiro e esforço físico do usuário".
Fonte: Defensoria Pública-ES
Clique aqui para acessar a CRC-JUD