O serviço é gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar do país. O usuário pode consultar a segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito e edital de proclamas.
O cartório de Registro Civil de Francisco Beltrão, região Sudoeste do Paraná, se tornou na semana passada o primeiro do país a disponibilizar um aplicativo gratuito para iOS e Android que permite ao usuário localizar registros de nascimento, casamento e óbito, solicitar a segunda via de certidões e consultar edital de proclamas (casamentos).
O oficial Arion Toledo Cavalheiro Júnior é fã de tecnologia e teve a ideia de oferecer o serviço ao ver a funcionalidade que os aplicativos estão ganhando. “Eu sempre baixo vários aplicativos que são úteis e pensei que seria bem interessante para a população se o serviço que temos no site estivesse disponível em tablets e smartphones”, conta. Ele também levou em consideração o crescimento no uso de aplicativos, que foi de 115% no ano passado.
As empresas têm razão de estarem voltadas para esse segmento. Afinal, o Brasil é o quarto país do mundo em número de smartphones, com mais de 70 milhões de aparelhos. Arion diz que ainda não sabe a demanda que o serviço terá, mas no site há uma média de 150 pedidos por mês. O cartório fechou o ano passado com 5.162 atos praticados.
Desenvolvedor local
O app foi produzido por uma empresa de tecnologia local e levou 10 meses para ficar pronto. É o terceiro aplicativo mobile que a Imaxis Soluções Digitais desenvolve e não quer parar por aí. Outros dois estão em fase final. A empresa existe desde 2001 e é composta por jovens profissionais de TI (Tecnologia de Informação).
O foco nos últimos dois anos é o desenvolvimento de produtos para plataformas móveis. “Até então trabalhávamos mais voltados ao desenvolvimento de sites e sistemas web, agora estamos focando em aplicativos para dispositivos móveis, dando mais uma possibilidade e recurso a nossos clientes”, fala Cledson Lodi, diretor da Imaxis.
Segundo ele, os aplicativos estão cada vez mais complexos e exigem conhecimentos de inteligência artificial dos programadores. “Hoje estamos trabalhando desde aplicativos que permitem apenas a coleta de dados a partir de formulários até aplicativos que envolvem reconhecimento de padrões. Conseguimos criar integrações entre o site dos clientes e apps específicos.”
Para disponibilizar o programa na loja da Google, para operar no sistema Android, o processo é simples e rápido. Na Apple, é demorado e burocrático. No primeiro a hospedagem é gratuita, no segundo tem um custo anual. “Foram alguns meses até ter a licença de uso como empresa, para tal foi preciso gerar uma inscrição da Imaxis nos Estados Unidos. A verificação e os testes da aplicação, antes de ser disponibilizado, também são mais rígidos.”
Aplicativo para o Irpen
Arion Cavalheiro quer lançar dentro de dois meses o app do Instituto de Registro Civil das Pessoas Naturais do Estado do Paraná (Irpen-PR), entidade da qual ele é presidente. Será uma parceria com o Fundo de Apoio ao Registro Civil de Pessoas Naturais (Funarpen) para a consulta digital de selos. “É a tendência e o nosso segmento, que é tão importante para a população, não podia ficar de fora.”
Serviço
Veja os detalhes do aplicativo disponibilizado pelo cartório de Francisco Beltrão:
• O aplicativo está disponível nas lojas virtuais do Google e da Apple. Para baixar, basta digitar “Cartório Arion” e em alguns segundos será possível descarregar o programa no aparelho.
• O serviço é gratuito e pode ser acessado de qualquer lugar do país. O usuário pode consultar a segunda via de certidões de nascimento, casamento, óbito e edital de proclamas (agenda dos casamentos).
• Funciona de maneira simples: é só digitar o nome da pessoa (que precisa ter registro na Comarca) e executar a busca. Em seguida deve-se clicar no botão para gerar a segunda via.
• Um boleto é enviado no e-mail e após o pagamento (R$ 27,14 mais custo da entrega) o documento é encaminhado diretamente ao endereço cadastrado.
Fonte: Gazeta do Povo