(Budapeste, Hungria) – Às vésperas do notariado brasileiro comemorar 450 anos de instalação no seu atual modelo institucional, o País recebeu uma importante missão da comunidade notarial internacional. A cidade do Rio de Janeiro foi oficialmente confirmada como sendo sede das Reuniões Institucionais da União Internacional do Notariado (UINL) em setembro/outubro de 2015. A confirmação foi feita durante a Reunião Conjunta da Assembleia de Notariados Membros e do Conselho Geral realizadas nos dias 10 e 11 de outubro, em Budapeste, na Hungria.
“Será um prazer enorme para a União levar toda a família notarial para a bela cidade do Rio de Janeiro em 2015”, disse o presidente da UINL, Daniel-Sedár Senghor, ao anunciar a escolha da cidade para receber as diversas reuniões da entidade. “O notariado brasileiro avançou muito nos últimos anos, constituiu uma base de dados integrada, avançada e das mais estruturadas do mundo e será de grande valia para os demais países conhecerem esta experiência”, disse.
A delegação brasileira que recebeu a incumbência de sediar, em 2015, as reuniões institucionais da UINL, na cidade do Rio de Janeiro
O presidente da Comissão de Assuntos Americanos (CAA), Álvaro Rojas Charry, e a vice-presidente para a América do Sul, Sara Ethel Castro Esteves, também apoiaram a escolha do Brasil para sede do evento. “Tenho familiares no Brasil e sou admiradora do País e de seus representantes no notariado mundial. Será um prazer estar no Rio de Janeiro em 2015”, disse Sara. “O Brasil é um dos países fundadores da UINL e realizará um grandioso evento no Rio de Janeiro”, disse Ávaro Rojas Charry.
As reuniões institucionais da UINL ocorrem durante quatro dias, duas vezes por anos – 1 em cada semestre – nos diversos países que integram a entidade. Além da Reunião Conjunta da Assembleia de Notariados Membros e do Conselho Geral, que reúnem integrantes dos 86 países que compõe a UINL, são realizadas reuniões dos Conselho de Direção e das Comissões de Trabalho da entidade.
A cidade do Rio Janeiro, confirmada oficialmente como sede do evento internacional do notariado no ano de 2015
Em 2015, a pedido da UINL, o Brasil sediará conjuntamente às Reuniões Institucionais, a 2ª Conferência Afro-Americana de Direito Notarial “Hugo Pérez Montero”, que visa apresentar o sistema notarial dos dois continentes a integrantes da comunidade empresarial para que conheçam as vantagens da contratação notarial para a formalização dos negócios jurídicos.
Reunião de Trabalho entre os vice-presidentes das Américas e da África para tratar da 2ª Conferência Afro-Americana Hugo Perez Montero
Também conjuntamente aos dois eventos internacionais, os notários brasileiros poderão participar do XX Congresso Notarial Brasileiro, que comemorará os 450 anos de atividade notarial no Brasil, tendo como base a instalação do primeiro Tabelionato de Notas no atual modelo institucional, em 1565, na cidade do Rio de Janeiro (RJ). “Amigos do notariado mundial, o Brasil os espera de braços abertos no Rio de Janeiro em 2015”, disse o presidente do CNB-CF, Ubiratan Guimarães, logo após a exibição de um vídeo institucional de apresentação do notariado brasileiro e do Rio de Janeiro a todos os participantes.
Fonte: CNB