A Igreja de Nossa Senhora das Dores, no bairro de Apipucos, no Recife, teve um casamento especial na noite da sexta-feira (28). Os noivos fizeram questão que o casamento tivesse audiodescrição, para garantir que os pais da noiva e alguns convidados, que são cegos, sentissem toda a emoção da cerimônia.
A audiodescrição consiste em narrar aos deficientes visuais detalhes do que está acontecendo. Os convidados cegos receberam, logo na entrada da igreja, um fone de ouvido para acompanhar a cerimônia. Tudo era registrado pelos olhos atentos de uma profissional de audiodescrição.
A todo momento, Liliana Tavares passava as informações por um transmissor portátil. As imagens se transformavam em palavras e ajudavam na compreensão do que acontecia no casamento. A audiodescritora contava o que via. Por exemplo, como era o vestido da noiva, a cor das flores que decoravam a igreja e até se as pessoas estavam sorrindo ou chorando.
O trabalho dela ajudou a criar um clima de mais emoção. "A audiodescrição é importante porque amplia a compreensão do ambiente, as pessoas conseguem entender o que está se passando ao redor, como é o ambiente ao redor, as roupas, o figurino. Ela traz informação, faz com que as pessoas com def visual participem do meio social como qualquer outra pessoa e conversar, discutir, se sentir mais cidadã", explica a audiodescritora.
Fonte: Anoreg BR