A Corregedoria Geral da Justiça da Bahia determinou que os cartórios do Registro Civil das Pessoas Naturais da Comarca de Salvador estejam abertos na próxima sexta-feira (12), para dar apoio ao Programa de Erradicação do Sub-Registro Civil de Nascimento.
A erradicação do sub-registro é uma iniciativa do Governo do Estado, por intermédio da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, em convênio com a Secretaria Especial de Direitos Humanos da Presidência da República.
Em portaria publicada na edição de hoje (10) do Diária da Justiça Eletrônico, o corregedor-geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas, incumbiu aos juízes de Direito, titulares ou substitutos, no limite das suas jurisdições, fiscalizar o cumprimento da determinação.
A Corregedoria levou em consideração a necessidade da sua participação nos mutirões, visando criar condições de garantir, a todos os brasileiros, a emissão de primeira e segunda via do Registro Civil e sua respectiva Certidão de Nascimento – primeiro documento básico da cidadania, gratuitamente.
Clique aqui e veja a Portaria CGJ 939/2014.
Fonte: Anoreg BR
|