Já tem previsão para os cartórios do Espírito Santo começarem a emitir as certidões de nascimento, de casamento e de óbito padronizadas. O presidente do Sinoreg-ES, Jéferson Miranda, afirmou que a partir do dia 31 desse mês os cartórios do Estado vão receber o material necessário para que os novos documentos sejam fornecidos.
“Apesar de a emissão das certidões padronizadas ter começado nesta semana em alguns Estados, isso não vale para todo o País, já que os cartórios precisam esperar o cronograma da Casa da Moeda, que vai entregar o papel com que serão confeccionados esses documentos”, destacou.
Na última quarta-feira, começaram a ser disponibilizadas no País as certidões padronizadas, feitas com um papel especial e com 15 itens de segurança, entre eles marca d’água e sinais em alto relevo. A medida, adotada para evitar fraudes, reduz os riscos de falsificação do documento e começou a valer primeiro nos cartórios da região Nordeste. A emissão das certidões no novo papel não é obrigatória, mas traz benefícios tanto para os cartórios, que não terão custo adicional com o projeto, quanto para os cidadãos. A expectativa do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) é de que alguns cartórios do Nordeste já comecem a emitir certidões com o novo impresso padrão a partir da segunda quinzena deste mês.