Dentro de seis meses, o selo digital vai se tornar ser realidade em cartórios do Espírito Santo. O projeto piloto será implantado em pelo menos um cartório de cada especialidade no Estado, de forma experimental. A medida é resultado da necessidade de modernização do setor, facilitando a fiscalização e evitando extravios e falsificações. Com o selo digital, os cartórios vão poder disponibilizar certidões no meio virtual com assinatura digital, e os cidadãos, entre outras vantagens, não vão precisar se deslocar até o cartório e até viajar para outros estados para obter um documento.
“Com a implantação do selo digital, o usuário poderá fazer contato com cartórios de qualquer cidade e solicitar o documento desejado. Esse documento, quando disponibilizado na internet pelo cartório, vai estar assinado digitalmente e pronto para ser impresso”, explicou o presidente do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado (Sinoreg), Jeferson Miranda.
O selo facilitará também a transparência e a rapidez nas serventias extrajudiciais e ainda será ecologicamente correto, já que vai ajudar na economia de papel. “Esse facilitador permitirá também a qualquer pessoa, por meio do portal do Tribunal de Justiça, verificar um documento em 24 horas, apenas com o número do selo e o seu dígito verificador”, afirmou. Depois do período experimental, o selo passará a ser obrigatório em todos os cartórios capixabas.