Na última sexta-feira dia 17, o Sindicato dos Notários e Registradores do Espírito Santo (SINOREG-ES) realizou a reunião mensal da Diretoria da entidade, para tratar de diversos assuntos relacionados à atividade notarial e registral capixaba.
Na reunião estiveram presentes membros da diretoria executiva, o presidente Fernando Brandão Coelho Vieira, o 1º vice Márcio Valory, 2º vice Rodrigo Reis Cyrino, Roberto Willian de Oliveira Ruy, Arione Stanislau dos Passos, Helvécio Duia Castello, Bruno Santolin Cipriano, Rogério Lugon Valladão, Franklin Monteiro Estrella, Gerusa Corteletti Ronconi. Conselheiros fiscais, Evandro Sarlo Antônio, Domingos Matias Andreon. Conselheiros de ética, Henrique Deps e Marcio Oliva Romaguera.
Membros da Diretoria Executiva, Fiscal e Ética – Auditório Hugo Ronconi.
A reunião contou com a presença jurídica do Dr. Rodrigo Grobério Borba e do associado Bruno do Valle.
O presidente da entidade, Dr. Fernando Brandão, iniciou os trabalhos sobre a seguinte pauta: 1) Projeto piloto de integração dos Cartórios de Pessoas Jurídicas com a Receita Federal e outros órgãos públicos; 2) Deliberação sobre recomendação relativa à central de indisponibilidade; 3) Aprovação de recomendação relativa à lei 13097/2015 e o ITBI; 4) Discussão sobre o protesto das CDA´s; 5) Atuação da Diretoria de Notas junto à Prefeitura de Vila Velha em relação aos pedidos de avaliação do ITBI; 6) Informações sobre reunião da ANOREG-BR em Brasília; 7) Assuntos gerais.
O Diretor do Registro de títulos e documentos e pessoas jurídicas – Dr. Franklin Estrella – disse que “o projeto de integração dos cartórios de pessoas jurídicas com os demais órgãos públicos facilitará muito a vida do usuário, pois reunirá o registro à geração do CNPJ com a Receita Federal, e eventualmente o alvará municipal, bem como a comunicação com a secretaria estadual de fazenda e, futuramente, o Corpo de Bombeiros, reduzindo os prazos e duplicações de esforços, sendo um grande ganho para a sociedade”.
Para expor melhor o assunto, Franklin convidou o representante da Prosolution, o Sr. Francisco Cunha, que ressaltou as melhorias da integração “a rede é para simplificação de procedimentos de abertura, fechamento e alteração de uma empresa... o sistema facilita o empresário fazendo todos os processos de validação dentro do próprio sistema.”.
Representante da Prosolution fala da praticidade do sistema.
Após a discussão e aprovação dos temas discutidos, a Presidência agradeceu a presença de todos, ressaltou o grande empenho dessa diretoria em desenvolver os trabalhos em benefício de toda a classe e comunicou que o teor da reunião constará em ata.
Texto e fotos: Elaine Viana
|