O Governo do Estado do Paraná, junto com o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária, firmou acordo entre a comunidade quilombola Paiol de Telha e a Cooperativa Agrária. Agora os assentamentos estão numa mesmo área que corresponde à dois mil hectares de propriedade.
No mês de maio famílias ocuparam dois hectares da fazenda onde estava em caráter de abandono. Para a estabilização, a comunidade solicitou que houvesse acordo para uma não possível reintegração de posse e perca dessas duas matrículas, cuja soma alcançam 170 hectares. Com o ganho de moradia para cultivar 10 hectares, o acordo foi devidamente assegurado pelo Incra, Polícia Militar e Governo do Estado.
A Comunidade Invernada Paiol de Telha, município de Reserva do Iguaçu-PR, possui cerca de 390 famílias. O processo de titulação do território quilombola no Incra no Paraná ocorreu em 2005, e em outubro de 2014, foi assinada portaria pela Presidência do Instituto reconhecendo 2.959,2371 hectares como território quilombola.
O próximo passo será a publicação do Decreto Presidencial de Regularização Fundiária Quilombola de uma área de 1.415 hectares. Em seguida, será a fase de avaliação dos imóveis, e, por fim, demarcação e titulação do território.
Fonte: IRegistradores com informações do Incra