No primeiro dia de atendimento do Mutirão Fiscal (13 de junho), o Instituto de Estudos de Protesto do Brasil Seção Mato Grosso atendeu contribuintes de Cuiabá e de outros seis municípios que buscaram o cancelamento do protesto de seus títulos depois de negociarem as dívidas com a Procuradoria-Geral do Estado. A presidente do IEPTB-MT, Velenice Dias de Almeida e Lima, destacou que foram atendidos contribuintes que tinham títulos protestados em Rondonópolis, Diamantino, Campo Verde, Tangará da Serra, Sinop e Várzea Grande.
“Eles puderam pedir o cancelamento sem precisar se deslocar até o interior. Para nós é uma satisfação atender o cidadão e oferecer uma alternativa de resolução imediata economizando tempo e dinheiro com combustível, passagens, hospedagens, despesas com Correios. Todos saíram satisfeitos com o atendimento”, observou.
Para a gestora da Central de Remessa de Arquivos (CRA-MT), ligada ao Instituto e responsável pelo envio online dos pedidos de cancelamento aos 76 cartórios de protesto de todo o Estado, Tânia Pelissari, o movimento do primeiro dia foi uma surpresa. “A metade foi relativo a títulos protestados em Cuiabá e outra parte foi só do interior. Tivemos movimento o dia todo e ficamos felizes em ajudar a resolver a vida do cidadão. O contribuinte que negociar sua dívida com o Estado e Município no mutirão pode vir em seguida ao stand Cartório de Protesto que o pedido é feito de imediato”, sublinhou.
Outros serviços
O stand do IEPTB-MT e da Associação dos Notários e Registrados de Mato Grosso (Anoreg-MT) também oferece informações acerca dos serviços prestados pelas serventias das mais diversas especialidades. A colaboradora do Cartório Xavier de Matos do Coxipó da Ponte, Leila Queiroz da Silva, por exemplo, orientou acerca de registros de nascimentos, casamentos e outros.
Amedina Leonidas Arantes, do Cartório do 5º Ofício, levou orientações acerca de registro de imóveis; assim como Francyede Miranda de Arruda, do Cartório do 2º Ofício de Registro de Imóveis e Tabelionato de Cuiabá. Já Marinalva Almeida Matos, do Serviço Notarial de Títulos e Documentos, ficou à disposição para informar sobre a área, como fazer registros com garantias perpétuas e outros.
Os atendimentos no mutirão seguirão até o dia 24 de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, e no sábado e domingo das 8h às 12h.
Fonte: O Nortão