O Tribunal de Justiça de São Paulo realizou dia 31.07.2015 o seminário O Futuro dos Registros e das Notas, no auditório do Gade MMDC, na cidade de São Paulo-SP. O evento contou com a participação de magistrados e dirigentes de entidades representativas de registradores e notários de todo País.
Este evento ocorreu em virtude da crise pela qual passa a nossa atividade.
Afinal, qual o futuro dos notários e registradores?
As crises são cíclicas. Por mais catastrófica que possa parecer, a crise atual não será a primeira e nem a última.
Em tempos de crise, os indivíduos costumam ter os mais variados comportamentos, reações às instabilidades e inseguranças de um momento de dúvidas.
Existem os pessimistas, que enxergam apenas o caos momentâneo e agem de forma irracional, como se o mundo fosse desabar. Outra categoria de pessoas é a dos moderados, ou seja, aqueles que percebem a gravidade dos fatos e utilizam a estratégia de aguardar o desfecho, paralisando ações em nome da cautela. E a terceira categoria é a de otimistas, aqueles que enxergam nas crises oportunidades, construindo bases certas para aproveitar a crise como momento de inovar, aproveitando o ambiente de transformações para mudar paradigmas e se tornar exemplo de sucesso.
Ao longo da história, em nossa classe, verifica-se reações e comportamentos diversos nos momentos de crise, se encaixando os notários e registradores ora em uma, ora em outra categoria.
No entanto, devemos ter o cuidado de não nos encaixar ou de permanecermos na primeira categoria, não sejamos pessimistas. Na pressão para nos adequar às mudanças, não devemos agir sem o correto planejamento, dinamismo e informação. Isto para evitar soluções inadequadas ao que a sociedade e o governo necessitam na atualidade e que venham a necessitar no futuro.
Tão importante quanto as soluções adequadas para o presente são as soluções pensadas para o futuro.
É essencial estruturar os pensamentos, aproveitar as oportunidades, agir, investir, dar o próximo passo.
Somos “peças” em um tabuleiro e o planejamento de cada jogada pode ser o diferencial para se alcançar o sucesso ou se manter nele.
O sucesso não vem ao acaso. Ele é resultado de respostas necessárias ao dinamismo da sociedade e do governo. Deve-se investir em tecnologia institucionalmente, implementando sistema integrado de gestão capaz de compilar e entregar informações àqueles que utilizam o sistema notarial e registral. Com uma boa gestão dos nossos serviços seremos capazes de atravessar a atual crise. Entrementes, para continuarmos aptos a enfrentar com sucesso os momentos difíceis, nos esforcemos em interagir de forma ágil e eficiente uns com os outros e com os respectivos usuários, assim como pensemos o futuro. Chega de “correr atrás do prejuízo”.