A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo – ARPEN/SP e o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo – SINOREG/ES assinaram um temo de cooperação com o Instituto de Previdência dos Servidores do Estado do Espírito Santo – IPAJM e o Ministério Público Estadual.
As entidades passam a ter acesso ao banco de dados da Central de Registro Civil – CRC, que contém informações de registro civil, bem como o acesso as certidões de nascimento, casamento e óbito. O termo tem como objetivo atender aos pedidos de localização de certidões digitais pelos cartórios e buscas, mediante o uso do Sistema ARPEN/SP.
O termo de cooperação promove a representação e defesa dos interesses destes e do Sistema de Registro Civil, bem como promover ações que visem o aprimoramento e a uniformização dos serviços, a interligação entre as serventias e destas com o Poder Judiciário, órgãos da administração pública e usuários em geral, visando eficiência na prestação dos serviços públicos.
“A interação com as entidades públicas é uma questão primordial a ser desenvolvida pela classe e esta é uma concretização desta meta” afirma Fernando Brandão Coelho Vieira, Presidente do Sinoreg-ES
O mesmo termo já foi assinado com polícia civil, permitindo uma facilidade e agilidade no cumprimento das investigações.
SINOREG-ES