Sistema online de atendimento aos deficientes auditivos entrou em funcionamento na última segunda-feira (18).
Com o objetivo de atender aos mais de 586 mil deficientes auditivos do Estado de São Paulo, e a entrada da lei n°13146/15, que regulamenta a prestação de serviços às pessoas portadoras de deficiência, os cartórios passam a disponibilizar a partir desta segunda-feira (18/01) em todas as unidades, o Sistema de Atendimento a Deficientes Auditivos.
O novo sistema passa a integrar o atendimento presencial no cartório a um intérprete de Libras que estará disponível por teleconferência. A iniciativa demonstra a busca constante da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP) por novas tecnologias que promovam a inclusão e a melhor experiência dos cidadãos.
De acordo com o presidente da Anoreg/SP, Leonardo Munari, “é preciso tratar a inclusão dos deficientes com consciência e responsabilidade, vislumbrando uma oportunidade de crescimento social e não como uma mera obrigação jurídica.”
A Libras (Língua Brasileira de Sinais) constitui um sistema linguístico de transmissão de ideias e fatos com estrutura gramatical própria, proveniente de comunidades de pessoas com deficiência auditiva do Brasil, realizada por meio de sinais formados pela combinação de formas e de movimentos das mãos e de pontos de referência no corpo ou no espaço.
Fonte: ABCD Maior