Em maio deve ter início o projeto piloto de interligação.
O Grupo Técnico da Central Nacional de Registro Civil (CRC Nacional), composto pelos programadores das centrais estaduais, reuniu-se nesta terça-feira (26.04) para acertar detalhes da interoperabilidade entre as CRCs estaduais e acelerar o processo de integração entre elas.
A reunião, que aconteceu no 1º Ofício de Registro Civil de Porto Alegre (RS), cujo responsável é Calixto Wenzel, presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), contou com a presença dos técnicos Sóstenes Pereira Alves, da CRC Rio de Janeiro; Jader Pedrosa e Ricardo Mendes, da CRC Minas Gerais; Gustavo Henrique Cervi, da CRC Rio Grande do Sul; Jackson Ramos, da CRC São Paulo; Nicassio Henrique, da CRC Mato Grosso e Márcio Nigro, da CRC Paraná.
Levando em consideração a última reunião da diretoria da Arpen-Brasil, foi modificado o modelo do diagrama para que o processo fosse simplificado para acelerar o serviço.
Foram novamente debatidas questões como pagamento, busca de dados e convênios com entes públicos. Foi lembrado que a administração do sistema CRC Nacional e Internacional é de responsabilidade da Arpen-Brasil.
No mês de maio deve-se iniciar o projeto piloto de interligação entre Centrais, com indicação de um cartório por CRC.
Fonte: Arpen Brasil