A Assembleia Legislativa realizou, na noite de segunda-feira (11), sessão solene para a entrega de duas importantes honrarias: a Comenda da Ordem do Mérito Domingo Martins e o Título de Cidadão Espírito-Santense. Ao todo, 79 pessoas foram homenageadas. Nem todas puderam comparecer, como o juiz Sérgio Moro e a apresentadora de TV Ana Maria Braga.
A homenagem a Moro atendeu a requerimento do deputado Da Vitória (PDT) por entender que a atuação do magistrado na operação Lava Jato beneficia os capixabas e todos os brasileiros.
Já o nome de Ana Maria Braga foi lembrado pela vice-presidente da Ales, deputada Luzia Toledo (PMDB), em reconhecimento aos benefícios em prol do Espírito Santo trazidos por reportagem veiculada no programa Mais Você, da Rede Globo, sobre o potencial turístico da Rota Imperial e da região montanhosa do Estado.
A jornalista Nádia Bochi, que fez a reportagem sobre o turismo capixaba, também foi homenageada e falou em nome dos que receberam o Título de Cidadão Espírito-Santense. Ela afirmou que ficou surpresa ao descobrir que o Espírito Santo, apesar de pouco conhecido pelos turistas no Brasil, é um Estado de grande potencial turístico. Em sua opinião, o Estado precisa ser mais bem divulgado. “Descobri aqui também um povo muito acolhedor e estou feliz por ser mais uma cidadã deste Estado”, afirmou.
O presidente da Casa, deputado Theodorico Ferraço (DEM), presidiu o evento. O primeiro-secretário da Mesa Diretora, deputado Enivaldo dos Anjos (PSD), falou em nome dos colegas. Ele destacou que o Legislativo Estadual fez uma seleção rigorosa contemplando pessoas que realmente desenvolvem ações importantes para o Estado. “É uma honra para nós parlamentares estarmos homenageando todos os senhores e senhoras”, destacou. Dezoito dos 30 deputados estaduais estiveram presentes.
A Comenda Domingos Martins é entregue a pessoas e instituições que prestaram relevantes serviços ao Estado, em qualquer área de atuação. Entre os homenageados estão membros do Ministério Público, Poder Judiciário e empresários.
Cada deputado pode indicar uma pessoa para receber a honraria, que é outorgada em cinco diferentes graus (Grã-Cruz, Grande Oficial, Comendador, Oficial e Cavaleiro), de acordo com as qualificações do homenageado.
Já o Título de Cidadão é concedido a pessoas que não nasceram no Espírito Santo, mas prestam relevantes serviços para o desenvolvimento do Estado. Deputados, inclusive a Mesa Diretora, podem indicar nomes por meio de projeto de decreto legislativo acompanhado da respectiva qualificação que justifique a concessão do título.
Homenageados do Deputado LUIZ DURÃO
Fernando Brandão Coelho Vieira
Marcos Bercht
Érico de Carvalho Pimentel
|