Cerca de 10 famílias da região serrana do Espírito Santo participam, nos próximos dias 04 e 11/11, do Curso de Habilitação para Adoção. A preparação acontecerá na Sala de Reuniões do Fórum de Cariacica e será realizada pela equipe técnica da Central de Apoio Multidisciplinar do município, responsável por ministrar o curso para os pretendentes das cidades de Santa Maria de Jetibá, Santa Leopoldina, Domingos Martins e Marechal Floriano.
Segundo a psicóloga Janaína Baptista, integrante da equipe, o curso é realizado “para as famílias entenderem como funciona o processo de habilitação; compreenderem o tempo de espera, que não é apenas deles, mas das crianças também; além de esclarecer sobre o processo de adoção”.
O programa preparatório também é pré-requisito para a adoção. Mas, o primeiro passo para adotar é procurar o Juizado da sua cidade para inscrição no cadastro de habilitados. Em seguida, o interessado deverá se submeter a avaliação psicossocial e aguardar o deferimento ou indeferimento pela autoridade judiciária. Após o cadastro e a habilitação, o pretendente deverá aguardar a oportunidade de conhecer uma criança ou adolescente com o perfil desejado.
Pessoas maiores de 18 anos, independente de estado civil, podem adotar. O pretendente deve ser, pelo menos, 16 anos mais velho do que a criança ou adolescente adotado. Para adoção conjunta também é indispensável que os adotantes sejam casados civilmente ou mantenham união estável, comprovada a estabilidade da família.
Vitória, 21 de outubro de 2016
Informações à Imprensa:
Assessoria de Imprensa e Comunicação Social do TJES
Texto: Elza Silva – elcrsilva@tjes.jus.br
Andréa Resende
Assessora de Comunicação do TJES
Tel.: (27) 3334-2261
imprensa@tjes.jus.br
www.tjes.jus.br