Unidade do Espírito Santo participou pela quinta vez da premiação nacional do segmento extrajudicial e conquistou a categoria ouro
“A satisfação e o empenho dos colaboradores da serventia foram pressupostos determinantes ao cumprimento dos requisitos exigidos para se alcançar a premiação nesta categoria”. Foi assim que o oficial Marcio Henrique Martins de Almeida definiu seu sentimento sobre o prêmio que conquistou no Prêmio de Qualidade Total – PQTA - da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR).
A 12ª edição do prêmio ocorreu no dia 18 de novembro de 2016, na casa de festas Armazém Uzina, em Maceió (AL). A premiação concede ao cartório aumento de credibilidade e prestígio perante seus clientes e, por este motivo, está em franco crescimento. Nos últimos anos duplicou o número de inscritos nas categorias Bronze, Prata, Ouro e Diamante.
Para o oficial foi uma premiação muito especial. “É o nosso quinto troféu e a cada ano é uma sensação de surpresa que nos convence de que estamos no caminho certo e de que nossos clientes estão recebendo um tratamento diferenciado”, compartilhou.
Marcio destaca ainda que a satisfação com que os colaboradores comparecem no trabalho é algo contagiante. “Os clientes são atendidos de maneira especial e única, pois os colaboradores sabem que dependemos dos clientes e eles de nós. A sensação de estarmos contribuindo uns para com os outros é uma sensação que renova as forças para continuarmos, dia após dia”.
O PQTA é a oportunidade das serventias avaliarem se atendem aos requisitos de qualidade de gestão organizacional, oferecendo a oportunidade, após avaliação da auditoria, de realizar um trabalho de constante aperfeiçoamento de gestão e atendimento. O interesse dos titulares é a busca pela evolução em todos os níveis de excelência em seu serviço, fato que contribui significativamente para a imagem perante os usuários do serviço e consequentemente, para a imagem de toda a atividade.
Almeida acrescenta que todos da classe deveriam investir nessa avaliação. “Se tens uma serventia adequada às melhores práticas do seguimento, terás colaboradores e usuários constantemente satisfeitos”, conclui.
Sobre o prêmio
Instituído em 2005, o PQTA já é considerado referência em avaliação na prestação de serviços aos usuários e tem mostrado grande aderência por parte das unidades cartorárias, sendo que as premiações se dividem entre Troféu Especial, Diamante, Ouro, Prata, Bronze e Menção Honrosa. Pelo quinto ano consecutivo, a APCER Brasil, empresa do Grupo APCER (Associação Portuguesa de Certificação), organismo referência no setor de certificação europeu, coordenou as auditorias.
Os principais benefícios do PQTA são: Aumento da conscientização, envolvimento e motivação da equipe; Aumento da satisfação e fidelização dos usuários dos serviços; Melhoria da imagem institucional da categoria e fortalecimento da credibilidade da serventia perante a comunidade local; Diferenciação competitiva da marca em relação aos concorrentes; Ganhos significativos em eficiência nos processos internos e na qualidade dos serviços prestados; Redução de custos e melhoria da rentabilidade da serventia decorrente da otimização dos processos.
Fonte: Anoreg/BR