Porto Alegre (RS) - O ministro do Trabalho e Empego, Ronaldo Nogueira de Oliveira, foi o palestrante no painel “A inclusão do notário e do registrador no cenário político”, ocorrido durante o XI Encontro Notarial e Registral do Rio Grande do Sul nos dias 28 e 29 de abril, em Porto Alegre (RS).
Em sua fala, o ministro salientou “a extrema importância” do trabalho de notários e registradores para a sociedade, e lembrou que são atividades que estão presentes no dia a dia das pessoas. Ronaldo Nogueira salientou ainda que “todos os atos da vida dos cidadãos passam pelo trabalho de um tabelião”. O ministro sugeriu que os tabeliães sejam também participativos na vida política da sociedade brasileira, e afirmou que quer finalizar as discussões de uma parceria para acabar com a estrutura de SINE no País.
Os avanços tecnológicos que permitem a agilidade no atendimento ao trabalhador para a busca de empregos através da internet e a necessidade de reduzir custos têm feito com que o Ministério do Trabalho e Emprego busque alternativas para melhor atender.
O ministro afirmou que o Governo Federal pretende digitalizar a função de encaminhamento de empregos das agências do SINE, permitindo que as empresas disponibilizem suas vagas diretamente no sistema, e que os trabalhadores busquem pela internet as vagas de empregos.
Com isto, o Governo precisaria da parceria dos tabelionatos para a emissão das carteiras de trabalho. O ministro enfatizou a capilaridade da presença dos tabelionatos em todo o País, e destacou que pretende iniciar um trabalho de encaminhamento das discussões em torno da questão.
Fonte: Colégio Notarial do Brasil - Conselho Federal