A abertura da exposição itinerante será às 16h desta sexta-feira (12) no Shopping Moxuara.
Hoje no Espírito Santo existem 855 casais habilitados em busca de um filho e 140 meninos e meninas acolhidos que já estão prontos para adoção. Mas se o número de pretendentes é seis vezes maior que o de crianças e adolescentes disponíveis, por que a fila não ‘zera’? É que desse total, 86% têm mais de 08 anos de idade, 49% fazem parte de grupos de irmãos e 23,5% possuem alguma condição especial de saúde. Ou seja pertencem a um espectro ainda preterido pelos aspirantes a pais e mães.
Na tentativa de solucionar essa equação e aumentar as chances desses meninos e meninas terem uma família, como estabelece a Constituição Federal e o Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad), o TJES lança a campanha Esperando por Você. O intuito é mais do que estimular a adoção tardia, é apresentar seres humanos cheios de carinho, habilidades e sonhos, que podem completar o lar de muitas famílias.
Para isso, a campanha dá voz às crianças e aos adolescentes. Eles aparecem em fotos e vídeos expressando suas personalidades, brincam, contam sobre o que gostam de estudar e o que desejam para o futuro. O conteúdo está disponível no site de busca ativa http://www.tjes.jus.br/esperandoporvoce/ Antes mesmo da campanha ser lançada, alguns vídeos tiveram mais de 2 mil visualizações por todo o país.
As fotos também farão parte de uma exposição itinerante, no período de 12 a 31 de maio, nos shoppings Moxuara, Praia da Costa e Mestre Álvaro, que abraçaram a causa. A abertura da exposição itinerante será às 16h desta sexta-feira (12) no Shopping Moxuara, em Cariacica. Já os vídeos, serão exibidos antes das sessões do Cine Jardins, em Vitória, que também apoiou a iniciativa.
A campanha foi inspirada nos casos de sucessos obtidos nos Estados Unidos, Russia, Bielorrússia e em outros estados brasileiros. A cidade de Recife, por exemplo, implementou a campanha “Adote um Pequeno Torcedor”, apoiado pelo Sport Club. As crianças com mais de 7 anos que torcem para o clube ganharam visibilidade em vídeos transmitidos no estádio e na internet. Nos 6 primeiros meses, cinco foram adotadas.
O Corregedor Geral da Justiça, Desembargador Ronaldo Gonçalves explica que todas as crianças concordaram em participar do projeto e foram devidamente autorizados pelos magistrados responsáveis, coordenadores dos abrigos e guardiões legais. “Hoje há um entendimento que essas crianças podem e devem aparecer, se for para o bem delas. Elas não podem viver escondidas a vida toda. E ao apresentá-las na Campanha Esperando por Você, queremos sensibilizar, tocar o coração de quem vai assistir. Com o grande objetivo de que no final elas possam seguir para uma família”.
Welbert, veio de norte do estado para participar da campanha e aos 16 anos, ainda de sair sombra do abrigo. Ele monta e desmonta objetos com a maior facilidade. Já consertou rádio, tv, geladeira e quer ser engenheiro eletricista. E deu um show de sabedoria: “Não quero apenas ganhar uma família, estou esperando alguém para construir junto”.
Campanha Esperando por Você:
http://www.tjes.jus.br/esperandoporvoce/
Exposição Itinerante
De 12 a 18 de maio – Shopping Moxuara – Cariacica
De 19 a 25 de maio – Shopping Praia da Costa – Vila Velha
De 26 a 31 de maio – Shopping Mestre Álvaro – Serra
Fonte: TJES
|