O processo para abrir empresas ficou mais rápido
Interessados em abrir uma associação ou empresa simples contam agora com um processo menos burocrático na emissão do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ), graças um convênio firmado entre a Receita Federal e Cartórios do Distrito Federal. O sistema unificado permite que os 14 Cartórios de Registro de Pessoas Jurídicas do DF realizem procedimentos de inscrição, alteração e baixa do CNPJ.
Antes, o cidadão precisava ir até o cartório com os documentos para registro, enviar uma solicitação de cadastro para a Receita e aguardar o deferimento pelo órgão federal. O processo poderia levar até cinco dias, a depender da demanda.
Pelo novo sistema, o próprio cartório é responsável pela comunicação com o sistema e a pessoa já sai com o número em mãos. Assim, não é necessário comparecer ao atendimento da Receita Federal para encaminhar as solicitações. “O cidadão ganha tempo, pois tudo será resolvido no mesmo lugar”, analisou o chefe da Divisão de Interação com o Cidadão (Divic) da Receita Federal em Brasília.
Fonte: Correio Braziliense