As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo portal do Instituto. O evento será promovido no dia 2 de agosto, das 14h às 17h20, exclusivamente na modalidade on-line
O Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB) promove o “Workshop Computação Cognitiva e o Registro de Imóveis”, exclusivamente na modalidade on-line, no dia 2 de agosto. As inscrições poderão ser feitas, no portal do IRIB, mediante cartão de crédito (até 1º/8) ou boleto bancário (até 28/7).
O evento tem como objetivo explorar, de uma perspectiva estritamente acadêmica, as potencialidades e recursos, riscos e ameaças das novas tecnologias da informação e comunicação em apoio às atividades registrais.
Confira abaixo os palestrantes convidados, os temas definidos e a didática de cada palestra. Haverá espaço para perguntas e respostas dos participantes via internet.
“O que é computação cognitiva”
Palestrante: Flavio Soares Corrêa da Silva, professor do Instituto de Matemática e Estatística da USP.
Objetivo: explicar o que é a nova tecnologia, suas origens (IA/inteligência artificial, redes neurais, processamento de sinais) e variações (machine learning, processamento de linguagem natural, robôs/interação humano-máquina), seu potencial e implicações para as atividades intensivas em conhecimento, estado da arte e limites atuais da tecnologia.
“Computação cognitiva e lawtechs”
Palestrante: Guilherme Novaes Procopio de Araujo, líder de Watson da IBM Brasil.
Objetivo: fornecer um panorama das aplicações já em desenvolvimento/operação da computação cognitiva (IBM Watson), especialmente para a área jurídica; discorrer sobre o surgimento das lawtechs ou legal tech startups (empresas de tecnologia com modelos de negócios escaláveis voltadas para o mercado jurídico), combinação da computação cognitiva com demais tecnologias disruptivas (big data, blockchain, etc.).
“Computação cognitiva aplicada ao Registro Imobiliário”
Palestrante: Caleb Matheus Ribeiro de Miranda, registrador de imóveis em Juquiá/SP.
Objetivo: explorar as possibilidades para automação da qualificação registral e aplicação da computação cognitiva para a consulta da jurisprudência notarial e registral e para a publicidade dos atos registrais; discorrer sobre o valor do acervo do Registro Imobiliário como fonte de informação para o machine learning.
“A computação cognitiva e o futuro da Justiça”
Palestrante: Antonio Carlos Alves Braga Júnior, juiz de Direito substituto em Segundo Grau, em atividade na Câmara Especial do TJSP
Objetivo: discutir as possíveis aplicações da computação cognitiva no Poder Judiciário e suas implicações para a tomada de decisão e substituição do julgamento humano, os limites entre tecnologia e ética.
Informações e inscrições: https://goo.gl/oSfCkJ
Assessoria de Comunicação do IRIB:
61 30374311
imprensa@irib.org.br
Fonte: ANOREG BR
|