Nos dias 26 a 29 de abril de 2018, na cidade de Foz do Iguaçu, estado do Paraná, ocorreu a 1ª Conferência Nacional do Cartório – CONCART – promovido pela entidade máxima da categoria, a Confederação Nacional do Notários e Registradores – CNR-, sob presidência do Ilustríssimo Senhor Rogério Portugal Barcelar.
O evento contou com a participação de notários e registradores de todo país, além de palestrantes de renome nacional e autoridades do alto escalão político brasileiro, além dos ministros do STF Marco Aurélio Melo e Luiz Fux.

Márcio Valory, presidente do SINOREG-ES
O Espírito Santo se fez presente com presidente do SINOREG-ES Márcio Valory Silveira, prestigiando o evento em todos os seus dias: “O evento foi um grande sucesso. É de extrema importância a participação da classe nestes encontros, o que demonstra nossa união, nosso fortalecimento e, além disto, o grande conhecimento que temos a oportunidade de compartilhar com colegas de todos os cantos do Brasil”.
Willian Waack, Jornalista, Bruno Bittencourt, Assessor Jurídico SINOREG-ES e Márcio Valory, Presidente do SINOREG-ES
Dentre os diversos temas, notou-se que a mediação ganha cada vez mais espaço na resolução de conflitos, sendo que os cartórios representam garantia de segurança e agilidade nesses processos. “A extrajudicialização dos procedimentos têm permitido aos cartórios auxiliarem nas demandas da população, sendo que representamos uma alternativa segura aos usuários. Além disso auxiliamos a desafogar o Judiciário com ações que podem ser resolvidas de forma consensual”, explica o presidente da Confederação Nacional dos Notários e dos Registradores (CNR), Rogério Portugal Bacellar.
As mesas de debate da Concart 2018 terão temas como regularização fundiária, tecnologia e criptografia nos serviços extrajudiciais, modernização nas relações de trabalho, atuação dos cartórios na prevenção a lavagem de dinheiro, empreendedorismo na gestão de pessoas, além da Premiação da Rede Ambiental e de Responsabilidade Social dos Notários e Registradores (Rares-NR).
|