Nos dias 21 e 22 de setembro de 2019, na sede do Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo, em parceria com a Escola Notarial e Registral – ENORES foi realizado o curso de Documentoscopia e Grafotecnia, ministrado pelo Instrutor e Perito Criminal em metodologia de ensino de verificação de documentos e constatação de fraudes, Sr. Luiz Gabriel Costa Passos.

O palestrante iniciou sua apresentação dizendo que compreende a dificuldade dos serventuários em reconhecer falhas nos documentos, devido à rapidez com que devem atender os clientes, e também pelo fato de os documentos de identidade não terem todos os padrões nacionais, apenas a Carteira Nacional de Habilitação.

Enfatizou que os serventuários são responsáveis pelas falsificações grosseiras e que a mais comum é a falsidade ideológica – carteira de identidade. “Este curso é voltado à verificação rápida de documentos e de assinaturas, claro que diante de um universo tão confuso da identificação civil brasileira, não existe hoje parâmetros seguros que possam cercar todas as fraudes. O que fazemos é orientar os profissionais dando alguns conhecimentos que evitem as falsificações grosseiras, as de boa qualidade dificilmente são identificadas no balcão, mas as grosseiras é função do reconhecedor evitá-las”, disse Passos.
O perito deu início aos ensinamentos pela área de documentoscopia, apresentando as diversas informações sobre a estrutura dos documentos e formas de falsificação, com isso mostrava a todos como identificar algo aparentemente escondido. Após o almoço foi analisada a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e seus dispositivos de segurança, tanto a nova quanto a antiga, ainda em uso. Lembrou que muitos preferem falsear a CNH por ela já conter três identificações em um só documento, ensinando como os falsários podem imitar o alto-relevo do papel.
Seguindo o cronograma, deu-se início à parte de Grafotécnica, descrevendo os modos de análise: forma, dinâmica, qualidades gerais e movimento. Neste momento foram apresentados casos de fraude em assinaturas e como identificá-los.
O curso que teve de ser realizado em dois dias por conta no excesso de inscritos, contou com duas turmas repletas de delegatários do foro extrajudicial e seus prepostos que atuam no território capixaba. O curso teve início às 08h00min, com intervalo para coffee break, almoço e lanche da tarde concedidos pelo SINOREG-ES, encerrando às 18h00min. Os alunos ainda irão receber certificado de participação.

Caio Ivanov
Assessor Jurídico
Sinoreg-ES