Seminário Prático sobre a Intranet no Rio de Janeiro dará início à interligação nacional dos Cartórios de Registro Civil
Publicado em 18/06/2012
Com base no Provimento n° 12/2012 da CGJ-RJ, implantação do Sistema Integrado de Comunicações do Registro Civil passa a ser obrigatória no Estado fluminense. Evento será no dia 25 de junho no auditório do TJ-RJ.
Nesta oportunidade será realizada uma apresentação prática do funcionamento do sistema, com o detalhamento de todos os procedimentos necessários para o envio e recebimento de cada um dos atos registrais. As empresas de informática que atendem as serventias fluminenses também farão apresentações práticas sobre as adaptações nos programas que atendem os Cartórios de Registro Civil do Estado do Rio de Janeiro.
Em seguida, os representantes das empresas desenvolvedoras de softwares para Cartórios de Registro Civil do Estado do Rio de Janeiro farão as apresentações das adaptações de seus respectivos programas. Por fim, a consultora de Certificação Digital Patrícia Paiva falará sobre estratégias de atuação dos Cartórios como Instalação Técnica, com base no Provimento n° 82/2011 da CGJ-RJ que autorizou as unidades de Registro Civil a atuarem como instalações emissoras de certificados digitais.
Integração Eletrônica Nacional
A partir do dia 1° de julho todos os Cartórios de Registro Civil do Estado do Rio de Janeiro deverão utilizar sistema eletrônico para a troca de comunicações, averbações e anotações entre as unidades fluminenses. O Provimento que normatizou o procedimento, editado pela Corregedoria Geral de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (CGJ-RJ) na última semana, dá início à implantação da Intranet no Estado e à interligação eletrônica entre os cartórios brasileiros.
A edição do Provimento n° 12/2012, ocorre três meses após a apresentação do sistema de comunicações da Intranet, que também atende ao Provimento n° 13, realizada pela Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) no auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), que reuniu cerca de 200 registradores fluminenses.
Segundo o Provimento "as comunicações entre os Serviços extrajudiciais do Estado do Rio de Janeiro com atribuição de Registro Civil de Pessoas Naturais, deverão ser realizadas por meio eletrônico, devendo seus comprovantes de encaminhamento e recebimento serem arquivados eletronicamente".
O texto ainda prevê a possibilidade de interligação com outros Estados da Federação, uma vez que "estará sendo criado o indispensável caminho que vai interligar todos os Serviços de RCPN do Estado do Rio de Janeiro entre si e também com os Serviços de RCPN de vários outros Estados, haja vista que o sistema elaborado em São Paulo já está sendo utilizado em outras unidades da Federação".
Em seu parecer, o juiz auxiliar da CGJ-RJ, Sérgio Ricardo de Arruda Fernandes, que dirigiu o evento de apresentação do sistema aos registradores fluminenses, enalteceu o serviço de comunicações eletrônicas desenvolvido pela Arpen-SP. "A apresentação do sistema levou à conclusão de que a sua existência, além de servir de base para a implantação do Projeto das Unidades Interligadas, também propiciaria a troca de informações on line entre os Serviços de RCPN, substituindo a fórmula, mais onerosa e lenta, da troca de informações por correspondência física", disse.
Continua o magistrado, "diante dos benefícios que a troca de informações eletrônicas deverá proporcionar, vale salientar que a Arpen-RJ está empenhada em congregar os Serviços de RCPN do Estado do Rio de Janeiro nessa empreitada, já contando com várias dezenas de adesões na utilização do sistema desenvolvido pela Arpen-SP".
Ficha Técnica do evento
Evento: Seminário Prático sobre o Provimento n° 12/2012 - CGJ-RJ
Data: 25.06.2012
Local: Auditório do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ)
Informações: Arpen-RJ
14h - Abertura Oficial
14h30 - Intranet-RJ - Comunicação de atos e interligação entre Cartórios
Luis Carlos Vendramin Júnior, vice-presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP)
16h - Adaptações dos Programas dos Cartórios de Registro Civil
Desenvolvedores de Softwares
16h30 - coffee-break
17h - Certificação Digital: a nova atribuição do Registro Civil
Patrícia Paiva, consultora de Certificação Digital da Autoridade Certificadora Brasileira de Registro (AC BR) e Arpen-SP
Fonte : Assessoria de Imprensa
Data Publicação : 26/05/2012
| ||
Voltar |
|
|