Neste ano, o Simpósio de Direito Notarial e Registral atingiu todas as expectativas. Devido as recomendações dos órgãos de sáude, o evento aconteceu de forma online à nível nacional. A transmissão aconteceu pelo YouTube no canal do Sinoreg-ES.
O evento foi promovido pelo Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo, SINOREG/ES, Colégio Notarial do Brasil – Seção Espírito Santo, CNB/ES, Instituto de Estudos de Protestos de Títulos do Brasil – Seção Espírito Santo, IEPTB/ES, Associação dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo, ANOREG/ES, Associação dos Registradores Imobiliários do Estado do Espírito Santo, ARIES e o Instituto de Registros de Títulos e Documentos e de Pessoas Jurídicas do Brasil – Seção Espírito Santo, IRTDPJ/ES.
Diferente das outras edições, o Simpósio aconteceu em seis dias distintos, sendo abordando um tema referente a cada atribuição. No dia 20 de outubro, abrimos o nosso cronograma com o Tabelionato de Notas, tendo como palestrante a presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, Giselle Oliveira de Barros, que ressaltou as importantes mudanças notarias para a sociedade.
No segundo painel, 21, o tema abordado foi o Registro Civil. Bruno Bittencourt Bittencourt, Registrador Civil e Tabelião de Notas de Jerônimo Monteiro/ES, explanou sobre a nova roupagem do RCPN.
Já no terceiro painel, 22, Mário de Carvalho Camargo Neto, Secretário do IEPTB-SP, falou sobre o Protestos de Títulos. Camargo destacou as atualidades em prol do cidadão.
O quarto painel, 27, ficou a cargo do também colega capixaba. Jocsã Araujo Moura, Registrador de Imóveis de Iúna/ES. Moura destacou a Regularização Fundiária como política pública.
No quinto painel, 28, Vanuza de Cássia Arruda, Registradora Pública do RCPJ de Ouro Preto/MG, apontou sobre a evolução dos registros de títulos nesse novo tempo que estamos vivendo. Arruda enfatizou sobre as mudanças em durante a pandemia do coronavírus.
No sexto e último painel, 29, o Oficial Substituto do RCPJ/RJ, Jalber Lira Buannafina, citou sobre os defeitos recorrentes nos atos apresentados para registros nos RCPJ’s.
Durante as duas semanas, foram quase 2 mil inscrições e 6 mil visualizações. As palestras estão disponíveis em nosso canal.
Agradecemos a todos os inscritos. Já estamos preparando o V Simpósio de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo.
Elaine Viana
Assessoria de Comunicação
|