Sinoreg-ES e SESP firmam convênio em prol da sociedade.
No dia 09 de novembro, o Sindicato dos Notários e Registradores do Estado do Espírito Santo – SINOREG/ES e a Secretária de Estado da Segurança Pública e Defesa Social – SESP deram um passo muito importante em prol da sociedade.
Rodrigo Reis Cyrino, Diretor de Notas do sindicato, representou o sindicato na assinatura do Convênio junto com o assessor jurídico, Caio Gianordoli Ivanov.
O objeto da parceria, por um lado, é dar mais segurança as serventias extrajudiciais do Estado no intuito de inibir o número de Carteiras de Identidades falsas. O cartório terá acesso ao banco de dados do SESP no qual poderá confirmar se o documento é verdadeiro ou não.
Em contrapartida, o órgão de segurança terá acesso aos registros praticados não só nos cartórios do Estado bem como de todo país.
O coronel da Polícia Militar do Espírito Santo, Alexandre Ofranti Ramalho, destaca a importância dessa ferramenta de inteligência e investigação para a Segurança Pública.
“Assinamos convênio com o Sinoreg-ES, e a partir de agora teremos acesso direto a todos os dados cartorários do Espírito Santo e de todo o Brasil. Essas informações podem ser cruciais para investigações de todos os tipos. Agradecemos o apoio e colaboração do diretor tabelionato de notas do Sinoreg-ES, Rodrigo Reis, e do assessor jurídico Caio Ivanov. Segurança Pública é direito e dever de todos!”, menciona.
De acordo com o diretor de Notas do Sindicato, Rodrigo Reis Cyrino, esse convênio é muito importante, pois os cartórios vão fornecer à SESP certidões de nascimento, óbito, casamentos, escrituras públicas, procurações, testamentos e matrículas de imóveis à nível nacional, afim de facilitar as investigações evitando crimes na sociedade.
“Com muita gratidão anunciamos essa parceria que trará muitos ganhos pra sociedade, pro Governo do Estado e para os cartórios também, dando mais segurança jurídica aos atos notariais e registrais”, acrescenta.
O Convênio está na etapa final, para fins de ajuste do sistema de informação e em breve estará disponível para todas as serventias extrajudiciais fazerem o acesso.
Elaine Viana
Assessoria de Comunicação.
|