Entre 16 de março e 9 de novembro, cidade teve o registro oficial de 785 mortes pela doença
Entre os quatro grandes municípios da Grande Vitória, a Serra é o que tem mais registros de óbitos em cartórios decorrentes da Covid-19. Segundo dados do Portal da Transparência do Registro Civil, foram 785 ocorrências entre 16 de março e 9 de novembro na cidade mais populosa do ES.
Segundo o Sindicato dos Cartórios do Estado (Sinoreg-ES), em seguida vêm Vila Velha (634 registros), Vitória (515) e Cariacica (415).
“Os números são alarmantes, mas é preciso levar em consideração que a cidade também é a mais populosa do estado. É necessário também atentar-se para o fato de que os números podem ser ainda maiores, já que, em alguns casos, há um prazo de até 15 dias para registrar um óbito”, explica o presidente do Sinoreg-ES, Márcio Valory.
Os números de registros de óbitos em cartórios não são iguais aos registrados no Painel Covid-19 do governo do Estado. Por este indicador, a cidade que lidera em quantidade de óbitos é Vila Velha, com 554 ocorrências. Serra, que tem mais registro de mortes pela doença em cartório, é o segundo no Painel, com 549 óbitos. Cariacica tem 494 e Vitória, 463.
A Secretaria de Saúde, por sua vez, afirma que no Painel Covid-19 são registrados somente óbitos confirmados por infecção do novo coronavírus. Já nos cartórios, o registro dos óbitos também é feito em casos suspeitos da doença que ainda passarão por investigação da vigilância epidemiológica.
Fonte: Gazeta Online