Começou, na terça-feira (31/7), em Brasília (DF), o curso de Treinamento de Instrutores de Reconhecimento de Documentos Fraudulentos. Até 8 de agosto, serão qualificados 17 agentes das polícias Federal, Rodoviária Federal e dos doze estados-sede da Copa do Mundo.
Os conhecimentos ministrados vão permitir aos participantes reconhecer rapidamente as características de documentos de identificação ou de viagem que foram falsificados ou fraudados, indicando qual viajante deve ser separado para verificação.
Fruto de parceria entre a Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos do Ministério da Justiça e a Embaixada Americana, esse é mais um dos cursos de preparação para os grandes eventos que o Brasil vai sediar até 2016. O treinamento será ministrado por instrutores do Departamento de Estado de Assistência ao Antiterrorismo dos Estados Unidos (ATA, sigla em inglês).
A Secretaria Extraordinária de Segurança para Grandes Eventos foi criada em agosto de 2011 e vai integrar as forças policias existentes no país, criar padrões de atendimento e treinamento e deixar um legado de segurança, tanto do ponto de vista tecnológico, como de infraestrutura e capacitação.
É sua missão promover a integração de polícias dos estados das doze cidades-sede com as Polícias Federal e Rodoviária Federal, além da Força Nacional de Segurança Pública, além de polícias estrangeiras, como a Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol). Essa integração vai envolver também outros órgãos federais, estaduais e municipais (Anvisa, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, concessionárias de energia, gás, luz).
Fonte: Ministério da Justiça