Fux no ES: "Temos 80 milhões de processos para 17 mil juízes" Publicado em 22/10/2024
Ministro do STF falou sobre como os serviços dos cartórios podem ajudar desafogar o alto número de processos existentes no país, visto o número "escasso" de juízes
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
O ministro do Supremo Tribunal Federal, Luiz Fux, esteve em Vitória na manhã desta sexta-feira (18) 1ª Jornada de Direito Notarial e Registral do Espírito Santo (JORNADAS 2024), no Sheraton Hotel, em Vitória, onde ministrou a palestra "A Importância das Serventias Extrajudiciais no Sistema de Justiça".
Fux falou sobre como os serviços dos cartórios podem ajudar desafogar o alto número de processos existentes no país, visto o número "escasso" de juízes para lidar com todos eles. Segundo o ministro, atualmente o Brasil tem 80 milhões de processos para 17 mil juízes.
Segundo ele, ao transferir responsabilidades aos cartórios, como serviços de protesto de título e alienação fiduciária de imóveis, o Brasil dá um passo eficiente para solucionar "diversos problemas".
Além destes serviços, os cartórios também são responsáveis por resolução de ações de famílias como divórcios consensuais. Mais recentemente, os cartórios também passaram a lavrar conciliações.
"Vou ostentar este título no meu gabinete", diz ministro
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
Além da palestra, Fux também foi homenageado com o título de Cidadão Espírito-Santense, entregue a ele pelo presidente da Assembleia Legislativa do Espírito Santo (Ales), deputado Marcelo Santos (União).
Na mesma ocasião, Fux também recebeu o título de Cidadão Vitoriense da Câmara Municipal.
Esta é a segunda vez que o ministro é homenageado no Espírito Santo. No ano passado, Fux foi homenageado com a mais alta honraria do Legislativo estadual: a Comenda Domingos Martins, no Grau de Grã-Cruz.
Fux relatou ter muitos amigos no Estado e garantiu que o título será exposto com honra em seu gabinete.
Foto: Thiago Soares/Folha Vitória
"Tenho vindo já algumas vezes aqui no Espírito Santo, tenho muitos amigos aqui e esse é o título que eu vou ostentar de maneira bem visível no meu gabinete”, afirmou.
O presidente da Ales, Marcelo Santos, afirmou que a homenagem é uma forma de reconhecer o trabalho do ministro e pelas informações trazidas por ele ao Espírito Santo.
“Ele consegue fazer uma palestra de temas muito sensíveis e fazer com que todos possam entender mais e melhor. E a nossa forma de homenagear, reconhecer o trabalho dele, principalmente por tudo aquilo que ele vem fazendo e trazendo essas informações aqui para o Espírito Santo é reconhecendo ele com o Título de Cidadão”, declarou.